Ciências Afins

 

 

Index Home Page

C a b a l a ( tradição )


Sepher haZohar  cia72i2.bmp (21942 bytes)


8 - Ressureição dos Mortos

"Os mortos serão ressucitados no futuro com todas as suas enfermidades, pois assim não poderão dizer - Ele não é o mesmo ! " (Zohar Emor 91a).

O Pensamento da Criação tem por objetivo dar prazer às criaturas que Ele criou, então Ele criou um grandemente extensivo "desejo de receber" toda a boa abundância, que está no Pensamento da Criação. Explicamos que este grandemente extenso "desejo de receber" foi a única substância "nova" que Ele realmente criou, porque não havia necessidade de mais do que isso para trazer a existência do Pensamento da Criação.

Explicamos também que este "desejo de receber" foi removido totalmente do Sistema Sagrado, e colocado no Sistema de Impureza, do qual deriva o corpo, sua existência e sua sustentação, até que o homem tenha 13 anos.

A partir daí, ocupando-se com a Torah e através da Cabala, ele começa a atingir a Alma sagrada (Nefesh) que é sustentada pelo Sistema Sagrado, e contém o "desejo de dar".

Assim a correção (Tikun) e a Mitzvot servem para aumentar o "desejo de dar" dentro da Alma (Nefesh).

Dissemos também que A Primeira Fase das Almas necessita que a Terceira Fase prossiga com a proporção completa encontrada no Pensamento da Criação na Primeira Fase. Assim a Primeira Fase, necessita a ressureição dos corpos mortos. Isto é dizer o extenso "desejo de receber" que eles possuem, que diminui e foi decomposto na Segunda Fase das Almas, e então é forçado a voltar a vida de novo, com todas as suas enfermidades, e sem nenhuma restrição. O trabalho então começa desde o início, de modo a trasnformar este extenso "desejo de receber" em "receber para dar". E no curso disto, duas coisas serão ganhas:

1 - Que nós devemos ter um lugar para receber todo o bem, o prazer e o carinho que está no Pensamento da Criação, em virtude do fato que nós já temos um corpo que está saturado com o "desejo de receber", que conforme explicamos vem junto com estes prazeres.

2 - Desde que nosso recebimento, dessa maneira, será apenas em quantidades que irão "dar" prazer ao nosso Criador, então este "receber" é considerado puro "doar". Assim nós deveremos chegar a uma "similaridade de forma" que é uma ligação próxima (Deveikuth), que é a nossa forma na Terceira Fase. Assim, a Primeira Fase obviamente necessita a ressureição dos mortos.

Entretanto a ressureição dos mortos, só pode ocorrer na proximidade da compleição da "correção" (Tikun), o que é dizer, no final da Segunda Fase das Almas. Após termos sido capazes de negar o extensivo "desejo de receber" que nós possuimos, e tivermos recebido este "desejo" somente para ser capaz de "dar". Então através da negação deste "desejo de receber", nós seremos capazes de atingir todos estes maravilhosos níveis que estão na Alma (Nefesh) - os quais são chamados: Espírito Primitivo (Nefesh), Espírito (Ruah), Alma (Neshamah), Vida (Hayyah) e Individualidade (Yehidah).

Então nós poderemos atingir a maior perfeição possível, até o limite em que será possível ao corpo ser trazido à vida novamente, junto com seu extensivo "desejo de receber" e ele não mais será capaz de nos magoar, separando-nos de nossa ligação próxima do Criador. Ao contrário, nós deveremos controlá-lo, e nós deveremos dar-lhe a forma de "dar" .


top Index