Ciências Afins

 

 

Index Home Page

C a b a l a ( tradição )


Sepher haZohar  cia72i2.bmp (21942 bytes)


7 - Nossa Essência

Agora chegamos a solução da primeira questão: Qual é a essência de nosso ser ?

Nossa essência é a mesma que a essência de tudo que existe, nem mais nem menos que o "desejo de receber".

Entretanto, não como esta essência nos ocorre agora na Segunda Fase das Almas, onde ela é "desejo de receber para sí mesmo", mas como ocorre na Primeira Fase na Infinidade Sagrada, o que é como dizer, em sua forma eterna, que é "receber de modo a poder dar" prazer ao Criador.

Embora ainda não tenhamos atingido a Terceira Fase das Almas, e estamos separados dela pelo tempo, isto de modo nenhum interfere em nossa essência, pois a Terceira Fase é requerida e necessária à Primeira Fase, portanto "tudo que eventualmente for coletado, é tão bom quanto coletado agora".

Além disso, o corpo que possuimos agora, em sua forma má, não pode de nenhuma maneira, macular a nossa essência, posto que este corpo, e tudo que pertence a ele, será eliminado juntamente com todo o sistema da Impureza, que é a sua fonte, e "tudo que eventualmente for queimado, é tão bom quanto queimado agora".

Entretanto o Espírito Primitvo (Nefesh), que se reveste com este corpo, e cuja essência consiste somento do aspeto "desejo de dar" do "desejo", o qual chegou a nós através do sistema dos quatro mundos da Emanação, Criação, Formação e Reino - Sagrados, existe por toda a eternidade, pois o seu "desejo de dar" possui similaridade de forma com o Doador da Vida, e sob nenhuma circunstância pode ser intercambiado...

Nota: Mesmo que tenhamos dito que a Alma (Nefesh) consiste inteiramente do "desejo de dar", isto é meramente por cauda da correção (Tikun) da "vestimenta de retorno à luz" que ela recebe dos mundos mais altos de onde ela originalmente provem. Entetanto, a verdadeira essência da Alma (Nefesh) consiste também do "desejo de receber"...


top Index