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O SEPHIROTH

INTRODUÇÃO - A ÁVORE DA VIDA

ETZ HA-CHAIM

Os trinta e dois caminhos do conhecimento, descritos na Cabala ou Tradição, constituem o que chamamos de Árvore da Vida

A Árvore de Vida ilustra: a constituição do Universo, a anatomia metafísica e física do homem, é o ideograma das suas relações cósmicas. Como modelo, é aplicável a um número ilimitado de situações. É também chamada de Árvore Cósmica.
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Estes trinta e dois caminhos são constituidos por 10 estágios ou SEPHIRAS, denominados SEPHIROTH e vinte e duas vias de acesso entre elas, os CAMINHOS.
Shimon Halevi também apresenta quatro Árvores superpostas, a que chama de Escada de Jacó, representando quatro árvores nos quatro mundos: Atziluth, Briah, Yesirah e Assiah.

Segundo a tradição Judaica, o número 1 representa o Adrógino Superior ou Macroprosopo, um termo grego que traduz a palavra hebraica "de rosto comprido".
O número 2 representa o Pai e o 3 a Mãe. O Filho ou Microprosopo - "de rosto curto" inclui em sí a totalidade dos 6 Sephiroth (números de 4 a 9) e possui o androginato. Seu centro funcional de atividade é a 6a Sephira e seu órgão de atividade a 9a Sephira.
A Esposa ou Noiva do Microprosopo é a 10a Sephira.

As dez SEPHIRAH ou o SEPHIROTH - (sephira = número, radiação, visível, envoltório;
sephiroth = plural de sephirah)

OAndrógino Superior ou Macroprosopo (de rosto comprido).
As três primeiras Sephiroth (Sephirah)estão no plano do chamado Andrógino Superior.

O Filho ou Microprosopo ( de rosto curto )
As sete sephiras seguintes estão no plano do Filho, e relacionam-se aos sete dias da criação; as seis prineiras no ambito do Microprosopo (Zeir Anpin) e a última como sua Espôsa.

O SEPHIROTH - AS 10 SEPHIROTH DO SISTEMA CABALÍSTICO

1 - KETHER A COROA - A LUZ DIVINA - O ANDRÓGINO UNIVERSAL
2 - HOKMAH O PAI - A SABEDORIA O CONHECIMENTO ILIMITADO
3 - BINAH A MÃE - A RAZÃO A COMPREENSÃO
4 - GDULAH / CHESED A MISERICORDIA - A BONDADE INFINITA
5 - GVURAH / PECHAD A SEVERIDADE - A JUSTIÇA
6 - TIFERETH O EQUILÍBRIO - A HARMONIA DO MUNDO
A BELEZA UNIVERSAL - O CORAÇÃO DA ÁRVORE DA VIDA
7 - NETZAH A VITÓRIA - A ETERNIDADE
8 - HOD GLÓRIA E PAZ - O ESPLENDOR - A REVERBERAÇÃO
9 - YESOD BASE - FORMA - A FUNDAÇÃO
10 - MALKHUT REINO - O MUNDO MATERIALIZADO - O CONCRETO

DAAT é uma sephira "invisível" que significa o conhecimento, coloca-se entre KETHER e TIPHERETH, na coluna central.


(*) Nota sobre a pronúncia dos nomes hebraicos:

A letra Chet (que representamos por R)pronuncia-se RRET, com os 'erres' fortes - em ROCHMAH
A letra Chaf (que representamos por CH) tem duas pronúncias, uma aspirada que soa como RAF, ainda em RO
CHMAH ou CAF, como em MALCHUT. Em hebraico RAF não tem daguesh (pontinho no meio) e CAF tem.
O mesmo ocorre com a letra BET (Que representamos por B ou V), como em G
VURAH ou em BINAH.
A letra Samech (representamos por dois 'esses' SS) para enfatizar o som, como em YE
SSOD e CHESSED.


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