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OS ELEMENTOS DA CABALA

QUINTA LIÇÃO

A CABALA II

Senhor e Irmão:
Este conhecimento racional da divindade, escalonado nas dez cifras que compõem os números, vos oferece o método completo da filosofia cablistica. O método compõe-se de trinta e dois meios ou instrumentos de conhecimento que se denominam as trinta e duas vias, e de conquenta objetos, aos quais pode-se aplicar a ciência, e que se chamam as cinquenta portas.

A ciência sintética universal, considera-se como um templo com trinta e duas vias de acesso e cinquenta portas.
Este sistema numérico, que também poderia ser chamado decimal, porque sua base é dez, estabelece, pelas analogias, uma classificação uma classificação exata de todos os conhecimentos
humanos. Nada é mais engenhoso, lógico e exato.

O número dez aplicado às noções absolutas do ser na ordem divina, metafísica e natural, repete-se tres vezes, o que dá trinta para os meios de análise; acrescentai a silepse e a síntese, a unidade postulada pelo espírito. e a do resumo universal, e tereis as trinta e duas vias.

As cinqüenta portas constituem uma classificaçãp dps seres em cinco séries de dez, que abraça todos os conhecientos possívies.

Porém não basta ter encontrado um método matemático exato, é preciso, para ser perfeito, isto é, que nos dê o meio de obter com exatidão, todas as deduções possíveis, de obter os conhecimentos novos e de desnvolver o espírito, sem deixar nada ao capricho da imaginação.

Isto é o que se obtém pela Gematria e a Temura que são as matemáticas das idéias. A Cabala tem sua geometria ideal, sua álgebra filosófica e sua trigonometria analógica. É dessa forma que obriga a natureza, de certo modo, a revelar seus segredos.

Adquiridos estes altos conhecimentos, passa-se às últimas revelações da Cabala trasncendental e estuda-se shemahphorach, a fonte da razão e de todo os dogmas.

Eis aí, senhor e amigo, o que se deve aprender. Vede se não vos assusta; minhas cartas são curtas, porém resumos muito concretos e que espressam muito em poucas palavras. Dei espaço amplo o bastante, entre as minhas cinco primeiras lições, para vos dar tempo de refletir; posso, portanto, escrever-vos ,asi amiude se desejardes.
Acreditai-me desejoso de vos ser útil.


Vosso, de todo coração, na sagrada ciência.

ELIPHAS LEVI


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