gleelg1m.bmp (29078 bytes)  

 

 

 

              gelp1.gif (2076 bytes)


RITUAL

BENÇÃO DE UMA PESSOA DOENTE

Desde que os Operadores e a pessoa doente tenham fé, uma cura ou melhora considerável é garantida. Oração e Fé quase que garantem a presença do Todo-Poderoso entre nós e então temos o caso de um milagre. A grandeza de obtenção da graça dos poderes curativos é diretamente proporcional à nossa fé. Membros da família ou amigos da pessoa doente podem estar presentes.. (se este é o caso o serviço pode ser aberto e fechado cantando-se um hino, se desejado (isto é opcional).


 Parafernália: duas velas acesas colocados sobre uma mesa, que possam ser vistas pela pessoa doente ( que deve estar confortavelmente sentada ou deitada sobre a cama). Um Crucifixo feito de madeira (uma cruz de madeira com a figura do Cristo ou de uma rosa). Um incensador, ou incenso sobre brasas incandescentes ou um bom incenso de bastão. Uma pequena tigela de porcelana com água fresca, a qual foi adicionada uma pitada de sal. Um pequeno copo ou cálice pequeno contendo aproximadamente uma colher de sopa de vinho tinto e um pequeno prato onde está colocada uma hóstia ou pequeno cubo de pão de trigo integral.

A operação de cura é realizada com a ajuda de um assistente. O Operador e o assistente devem utilizar balandruáus brancos. Eles devem estar bastante familiarizados com todos os pré-requisitos das operações teúrgicas. A operação pode também ser realizada por uma única pessoa, se não for possível ter um Assistente, neste caso o Opreador conduz todo o serviço por sí só.

Nota: sempre que o sinal for mostrado, o Sinal da Cruz deve ser feito duas vezes - uma vez sobre sí mesmo, da testa para o umbigo, e então de um ombro ao outro, e então sobre o objeto ou pessoa sendo abençoado. Para fins teúrgicos, não há diferença essencial se o Sinal da Cruz é feito tocando-se primeiro o ombro direito ou esquerdo (tradições Ortodoxa ou Romana respectivamente). Mas é aceitável que voce se curve ligeiramente sobre sí mesmo ou em direção ao objeto ou pessoa sendo abençoado.

Seja fazendo o sinal sobre sí mesmo, sou sobre o objeto ou pessoa sendo abençoado, em todos os casos, o sinal deve ser feito devagar, com toda a dignidade inerente aos poderosos meios teúrgicos, utilizando-se um amplo movimento da mão direita, como se contido num quadrado de 50 cm de lado.

 A asperção de água benta deve ser realizada similarmente a cruz, com um rápido e energético movimento da mão, de modo que a água atinja seu alvo.

( uma escova saturada com água também pode ser utilizada).

Lembre-se: Genuflexões e curvaturas são partes integrantes da Tradição Cirstã e devem ser empregados durante o serviço de acordo com a escolha do Operador.


O Ritual: O Operador está em pé diante da parafernália. O ritual inicia-se com o Operador acendendo as velas e o incenso. O Operador deve manter a sua mente fimemente concentrada no que está fazendo e dizendo, e não permitir que sua atenção seja desviada.

OPERADOR: (de frente para a pessoa doente)

Nossa defesa é em nome do Senhor
Que criou o Céu e a Terra
Senhor, ouví nossa oração,
e deixai nossa súplica subir a Tí !

OPERADOR: (vira-se e abençao a parafernália)

Oh Senhor, em cuja luz todos nossos atos e mesmo os pequenos pensamentos são santificados ! Nós Te pedimos que extendas Tuas bençãos a estas criaturas (nomear os ítens da parafernália) e as torne canais dignos para expressão de Teu perfeito Amor, Luz, Saúde e Força. Possa Teu servo (nome do Operador) utilizá-las de acordo com a Tua vontade e Tua lei, o que somente, Tua bondade, pode conceder. Através da invocação do teu mais Santo Espírito, concedei saúde ao corpo, salvação à alma e tudo que for necessário para esta vida, para as quais nós suplicamos com fé e devoção. Através de Jesus Cristo, nosso Senhor ! Amen.

OPERADOR:                Que a paz esteja neste lar !

ASSISTENTE:             E em todos seus habitantes.

OPERADOR: suavemente asperge água benta no doente, na cama, em todo o aposento e em todos os presentes, enquanto diz:

Asperges me hyssopo - mundabor !

Lavabis me aqua - et super nivem dealbator !

OPERADOR: está em pé, de um lado da cama e o Assistente está do outro lado. O Assistente agora lê um dos Salmos seguintes, escolhido pelo Operador: (6,31,37,50,90).

OPERADOR:           † Senhor, tende misericórdia,

Cristo, tende misericórdia,
Senhor, tende misericórdia !

Todos dizem a Oração do Senhor:

Pai nosso que estás no céu …

OPERADOR:               Oremos !

Senhor Jesus Cristo, deixa Tua paz e misericórdia entrarem neste lar juntamente com minha humilde pessoa; deixa que toda a malícia dos demônios despareça deste lugar; e deixa o anjo da paz descer aqui ! Faz com que toda discórdia e desentendimento abandone este lar ! Oh Senhor, faz com que a grandeza de Teu nome brilhe para nós; Abençoa nossos pedidos: Tu, que és sagrado e misericordioso, e que vives eternamente com o Pai, e o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

Olhai, Senhor, para Teu servo (nome da pessoa doente) que está sofrendo de enfermidades do corpo e renova sua alma, a alma que Tu criastes: fazei com que ela se aperfeiçoe através deste julgamento e deixai que ela sinta-se permanentemente segura através da Tua misericórdia.

Através de nosso Senhor Jesus Cristo. Amen.

Oremos

Oh Senhor, misericordioso consolador dos fiéis, nós imploramos Tua imensa bondade para que no momento da chegada de minha humilde pessoa, assim como Tu visitastes a sogra de Simão, Tu também te dignes entrar, e visitar, Teu servo (nome da pessoa doente), prostrado neste leito de sofrimento. Sejas propício a ele, Oh Senhor, para que após recobrar a sua saude, possa ele ser capaz de ir pessoalmente à Tua Igreja, para dar graças a Tí, meu Deus, que vive e governa por todos os séculos, dos séculos. Amen.

Oremos

Oh Deus, que sozinho possui toda a misericórdia, aceita nossa oração: possamos nós e Teu servo (nome da pessoa doente), presos pelas correntes do pecado, sermos libertos graças a Tua infinita misericórdia ! Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amen.

Oremos

Oh Deus, o único socorro de nossas enfermidades humans, prove o poder de Tua ajuda para este teu servo doente: deixa-o, suportado por Tu a ajuda misericordiosa, ser capaz de aparecer na santa Igreja, em boa saúde. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amen.

Oh Senhor Deus, nós imploramos a Tí, conceder a Teu servo (nome da pessoa doente), a alegria da saúde permanente para sua alma, assim como para o seu corpo: e através da gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, libertá-lo da presente tristeza para que possa gozar da eterna alegria. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amen.

ASSITENTE: toma o Crucifixo e o segura. A base está na palma de sua mão esquerda, na altura da cintura. O Assistente está em pé, de um lado da cama, o Operador está do outro lado.

OPERADOR:

Oh Jesus, possam o poder do Pai, a sabedoria do Filho e a virtude do Espírito Santo curar esta doença (nome da doença) em nosso querido Irmão (nome da pessoa doente).

Oh Jesus, nosso Senhor Jesus Cristo, nós acreditamos que na noite da santa Quinta-feira, na Santa Ceia, após ter lavado os pés de Teus discípulos, Tu tomaste o pão em Tuas masi sagradas mãos, abençoaste-o, e partiste-o entre Teus apóstolos dizendo: aceitem-no e comam-no, pois este é o meu corpo. Similarmente, Tu tomastes ocálice em tuas masi sagradas mãos, destes graças e o passate a eles dizendo: acitem-no e bebema, pois este é o meu sangue da nova aliança, o qual será derramado para muitos, para remissão dos pecados: cada vez que fizerem o mesmo, fçam-no em minha memória. Nós Te pedimos Senhor e Salvador, que através destas mais santas palavras e através da sua virtude e através do mérito de Tua mais sgarada paixão, esta doença será curada e este mal sairá de nosso querido Irmão (nome da pessoa doente). Oh Jesus ! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amen.

OPERADOR: toma o cálice em uma mão e a hóstia/cubo na outra. Ele retorna para o lado da cama, segurando a hóstia entre o polegar e o indicador, mergulha-o no vinho, faz o Sinal da Cruz com ele e o coloca sobre a língua da pessoa doente.

ASSITENTE: lê o Salmo Nº 5 e então o Evangelho de São João 5:1.9.

OPERADOR: recoloca o cálice na mesa, retorna para o lado da cama e extende as suas mãos sobre a pessoa doente.

O Assietente diz a seguinte oração:

ASSITENTE:

Eles irão impor as suas mãos sobre o doente, e eles irão melhorar a sua saúde. Possa Jesus, o filho de Maria, salvaçao do mundo e nosso Senhor e Salvador, sempre ser clemente e propício a voce (nome da pessoa doente), através da intercessão dos apóstolos São Pedro e São João. Amen.

OPERADOR:                retirai a suas mãos.

ASSISTENTE: lê o evangelho de São João 1:1.12.

OPERADOR: abençoa a pessoa doente, com a seguir:

Que as bençãos de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo venham desçam sobre voce e mantenham-se em sua guarda, e para sempre. Amen.

OPERADOR: volta-se para cada pessoa no recinto, que participou do serviço, vai a cada uma delas e traça uma pequena cruz sobre seus corações, com seu polegar. Apaga as velas e o incenso.

 

FINAL DO SERVIÇO


top   GLEEN Home Page    Eon Home Page