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C a b a l a ( tradição )


Sepher Yetzirah   cia802.bmp (24234 bytes)


Tradução comentada (Kalish, Kaplan, Lipner, Wynn Wescott)

Capítulo 1Sepher Yetzirah - 1:1

 

 

1:1

Quatro traduções do Versículo 1 do Capítulo 1.

Rabi. Arieh Kaplan

Com 32 caminhos místicos de Sabedoria, gravou Yah, o Senhor das Hostes, o Deus de Israel,o Deus vivente, Rei do universo, El Shaddai, Misericordioso e Gracioso, Alto e Exaltado, Morando na eternidade, Cujo nome é Santo - Ele é sublime e santo, e Ele criou Seu universo, com três livros (Sepharim), com texto (Sepher), com número (Sephar) e com comunicação (Sippur).

Kaplan

Isidor Kalish

Yah, o Senhor das Hostes, o Deus Vivo, Rei do Universo, Onipotente, Todo-Bondade e Misericordioso, Supremo e Glorioso, que é Eterno, Sublime e Sacrossanto, ordenou (formou) e criou o Universo em 32 misteriosas sendas da sabedoria, por meio de três Sepharim, a saber 1- S'for, 2- Sippur e 3- Sapher que são Nele um e o mesmo. Eles consistem de uma década saída do nada e de vinte e duas letras fundamentais. 

Kalish

Elias Lipner

Por meio de trinta e duas vias ocultas da Sabedoria, Yah, Yehováh dos Exércitos - Deus de Israel, Deus vivo e Rei eterno, Deus Todo-Poderoso, Misericordioso e Clemente, Alto e Enaltecido, Morador nas Alturas, denominado Santo - esculpiu e criou o seu mundo em três estágios (Sefarim): mental (Sefar), falado (Sipur) e escrito (Sêfer).

William Wynn Wescott

Em 32 maravilhosas Vias de Sabedoria fêz Yah, Jehovah Tzabaot, o Deus de Israel, o Elohim dos viventes, o Rei das idades, o misericordioso e gracioso Deus, o Exaltado, o Habitante na eternidade, mais alto e mais santo - gravou seu nome através dos três Sepharim - Números, Letras e Sons.

Comentários:

Sepharim = livros ou modos de criação segundo Kalish
Sepher = livro
Sippur = estória
Letras Fundamentais = formas primordiais de todo ser - O universo foi imaginado inicialmente em potências numéricas - cifras ou números, em letras - hieróglifos e em palavras...
A Árvore da Vida é formada por dez Sephiras - plural Sephiroth.
As três Sepharim são: Idéia, Palavra e Palavra Escrita ou Obra.
Os três Sepharim poderiam também ser traduzidos como: Sepher - Livro, Sippur - História e Sopher - Conte.
Nas traduções antigas, temos: Pistorius: Scriptis, Numeratis, Pronunciatis;Postellus: Numerans, Numeratis, Numeratus; e  Rittangelius: Numero, numerante, Numerato.
Segundo Kaplan, Sephirah - emanações divinas que formam a base da criação no Macro-cosmos e no micro-cosmos - homem.  A palavra Sepher da onde deriva Sephirah é traduzida por texto, e Sephar, ambas SPR, significa número e é a raíz de Ciphra oo Cifra. Sippur significa contando, ou estória. As três divisões representam: qualidade, quantidade e comunicação ou Universo, Ano e Alma.

(Sepher) Texto Palavra (Espaço) Forma das Letras
(Sephar) Número Ano (Tempo) Valor Numérico
(Sippur) Comunicação Alma (Espírito) Pronúcia e Nome das Letras
 

Há três estados acima de Reschith (começo): A eterna negatividade (EN) a infinita luz (EN-SOPH-AUR) e o próprio ser infinito (EN SOPH).
No princípio Deus criou ... Bereshith Elohim ... uma trindade potencial formando um mundo superior - Kether - Chokmah - Binah que consituem o Arquétipo.
Seguem-se os sete dias (períodos) da criação, que na realidade são seis mais um.
Estes correpondem a expansão da Divindade em três colunas ou pilares, "o coriscar do relâmpago" da Árvore da Vida.
A Árvore da Vida compreende dez Sephiras e vinte e dois caminhos que as interligam, representadas pelas vinte e duas letras do alfabeto hebráico.
O Relâmpago corresponde ao caminho desde a primeria Sephira Kether até o mundo material da décima Sephira Malkhut.
Este caminho é o caminho da criação ou da "coagulação". A transformação auto-imposta pela divindade no universo material.

Caminhos ou vias NTIBUT em hebraico (Netivot), significa uma trilha feita pelos rastros de passos, utilizado simbólicamente como caminho, tem uma conotação caminho pessoal ou caminho oculto.DEREKH outra palavra para Caminho, tem uma conotação de Caminho público.

Iah - Nome Divino encontrado nos Salmos é traduzido em grego por kurios e em latim por dominus, em ingles por Lord ou Senhor. É na verdade a primeira metade de IHVH ou Jehovah ou Iahveh.
Jehovah Tzabaot, ou Senhor das Hostes ou Exércitos (TzBA).

32 - é o número das Vias ou Caminhos de Sabedoria. Em hebráico é representado pelas letras Lamed e Beith, (lamed=30 e beith=2), formam a palavra LEV, coração, conforme o Bahir a primeira e a última letras da Torah (B em Bereshit) e (L em IsraeL). 32 é obtido pelas 22 duas letras mais os 10 Sephirot.
Os trinta e dois caminhos poderm ser encontrados na Torah em diversas partes: Nas 32 vêzes que o Nome de Deus Elohim aparece no Genesis, e se tomar-mos 32 como 2 a quinta potência (2x2x2x2x2), em seus cinco L:ivros (formando o Pentateuco).
As lebras Lamed e Beith compartilham uma disitnção única: Como prefixos, Lamed significa (para) e Beith (em). As quatro letras do Tetragramaton (IHVH ou Yud, Hei, Vav Hei), podem tambem servir de sufixos para os pronomes pessoais:Yud = eu, Hei = ela, Vav = ele.
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Como o Sepher Yetzirah explica (1:5) as Dez Sephiroth definem um espaço de 5 dimensões. O número 32 corresponde ao número de vértices em um hipercubo de de cinco dimensões: considerando que um cubo - um quadrado (duas dimensões) possui 4 vértices, um cubo (três dimensões) possui 8 vértices, um hipercubo de quatro dimensões possui 16 vértices e um hipercubo de 5 dimensões possui 32 vértices, como nos ensina o Sepher Yetzirah. 

1:2

As dez Sephiroth do Nada e 22 Letras da Fundação: três mães (letras fundamentais ou primeiros elementos), sete duplas (consoantes) e doze elementares (simples) - Kaplan

(Ele dividiu as vinte e duas consoantes em três partes 1- três mães / letras fundamentais ou primeiros elementos, 2- sete consoantes duplas e 3- doze simples.) - Kalish

Comentários:

Aqui define-se o Sephirot que constitue a Árvore da Vida (Etz ha-Chaim), composta por dez Sephirah - Kether - Coroa, Chochmah - Sabedoria, Binah - Entendimento ou Inteligência, (Daat) - (Conhecimento), Chesed - Amor, Gvurah - Força, Tiffereth - Beleza, Netzah - Vitória, Hod - Esplendor, Yesod - Fundação, Malchut - Reino.
Aqui define-se também o próprio alfabeto hebraico arcaico, composto de consoantes.

As três letras mãe - Aleph, Mem e Shin.
As sete consoantes duplas - Beith, Ghimel, Daleth, Kaph, Phe, Resh e Thau.
As doze letras simples - He, Vau, Zain, Cheth, Teth, Iod, Lamed, Nun, Samech, Ain, Tzadi, Quph.

As três letras iniciais são chamadas de matrizes, as sete consoantes duplas possuem dois sons e as doze simples apenas um som. 

1:3

O Sephiroth do Nada, no número dos dez dedos, cinco opões-se a cinco, com uma aliança singular, precisamente no meio, na circuncisão da língua e na circuncisão do membro. - Kaplan

(A década saída do nada é análoga à dos dez dedos do corpo humano, cinco paralelos a cinco, no centro dos quais está a aliança com o Único, pela palavra da língua e rito de Abraão.) Kalish 

Comentários:

A criação diz-se, foi realizada pelos dedos de Deus, e está escrito: 'Quando eu vejo Teus céus, o trabalho de Teus dedos..) Salmos 8:4. As dez numerações decimais e o Sephiroth, são análogos aos dedos das mãos do homem. Iud a primeira letra do Tetragramaton, que representa o Pai, tem valor numérico 10. Cada mão, YaD em hebráico, possui quatorze ossos, valor numérico de YaD.

Cinco opõem-se a cinco:

Forças Femininas
(coluna esquerda)
Amores Masculinos
(coluna direita)
  Kether
Binah Chochmah
Gvurah Chesed
Hod Tiferet
Yesod Netzach
Malkhut

Brit Yachid ou Brit Yichud - uma "aliança unificante" - Brit é aliança como em Lurot ha-Brit (as tábuas da aliança) de Moshe.

Milah significa circuncisão em hebráico, mas também significa palavra - 'O espírito de Deus fala em mim, e sua palavra (milah) é minha língua' - 2 Samuel 23.2 - Assim a circuncisão da língua significa a habilidade de interpretar a Torah e a capacidade de utilizar os mistérios da língua Hebráica... Aí está um dos conceitos básicos da Teurgia no que se refere ao uso do Verbo criador e as pórprias virtudes mágicas da língua hebráica, magistralmente registradas por Lipner.

A circuncisão do órgão sexual, representa a aliança dada por Deus a Abraão: O mundo foi criado em seis dias, representados pelas seis direções primárias que existem num universo tridimensional. O sétimo dia, Shabat, representa a perfeição do mundo físico e o ponto focal das seis direções. O oitavo dia representa o passo além das dimensões físicas, no reino trasncendental.
Assim a aliança da circuncisão representa o poder oferecido a Abraão e seus descendentes, sobre o plano trasncendental.
A primeira ocorrência deste domínio é expressa pela concepção, que tem o poder de trazer uma alma para o mundo, dando ao indivíduo o poder de acessar os domínios espirituais. Através da meditação sobre 10 e o Sephiroth, pode-se vir a dominar ou controlar o órgão sexual e as atividades sexuais. Através da santificação de sí mesmo, pode-se durante o intercurso sexual determinar as qualidades da criança que será concebida.


1:4

Dez Sephiroth do Nada, deze e não nove, dez e não onze, Entenda com Sabedoria, Seja sábio com Entendimento, Examine com elas e teste com elas, Faça (cada) coisa firmar-se em sua essência, e faça o Criador sentar em Sua base. - Kaplan

(Dez são os números saídos do nada, e não o número nove, dez e não onze. Compreenda esta grande sabedoria, entenda este conhecimento, investigue-o e pondere a seu respeito, torne-o evidente e reconduza o Criador ao seu trono.) - Kalish

Comentários:

A mais alta faculdade do homem é o Desejo, que corresponde a primeira Sephirah - Kether (Corôa). DIzemos que Deus é puro desejo, puro amor, puro conhecimento... Na verdade estas qualidades são representadas no Sephiroth, inferior a Deus pois faz parte de sua criação, Deus coloca-se acima do Sephirorth, que não é nove, pois Kheter não representa Deus,  e também não é onze, pois não inclui Deus. Deus pertence a uma categoria totalmente diversa do Sephiroth, e sua essência não pode ser descrita por nenhuma palavra, e portanto não podemos descrevê-lo.

Entendimento (Binah) envolve pensamento verbal, enquanto Sabedoria (Chochmah) representa o pensamento não verbal puro.
A sabedoria está associada ao hemisfério não verbal direito do cérebro, enquanto que o hemisfério verbal, esquerdo, está associado ao entendimento e a inteligência. Experimentar pensamentos não verbais é uma esperiência difícil de se atingir, diversas técnicas de meditações e mantras são utilizados para indução destes estados. É por isso que o Cabalista diz que a Sabedoria só pode ser experimentada vestida de entendimento. É nesse ponto que o Sepher Yetzirah inicia a explicação de como entender/utilizar as Dez Sephiroth do Nada... Entenda com Sabedoria e seja sábio com Entendimento.

A palavra hebráica Makhon - base - é utilizada para designar onde Deus senta - "os céus, a base (makhon) de Teu assento" - Salomão 1 Reis 8:39. A escritura diz: "Ele fundou a terra em sua base (makhon)" Salmos 104:5. Este verso indica que tudo no mundo f'ísico possui uma contraparte e uma base no mundo espiritual específicas, através das quais podem ser elevadas. Sentar para o homem significa abaixar o seu corpo, no que se refere a Divindade, significa abaixar a sua essência, ou voltar-se para a Sua criação, que está abaixo Dele.
No Talmud também encontramos a alusão ao paralelismo entre os mundos físido e espiritual - a base preparada (makhon vem de Kon raíz de Hekin que significa preparar) através da qual Deus senta-se e canaliza sua influência espiritual para o mundo...
Neste contexto, o Sepher Yetzirah aqui chama Deus de Yotzer - aqui traduzido como o Criador, embora uma aproximação mais precisa pudesse ser o Formador ou Aquele que Forma. Em hebráico existem três palavras com significado similar: Bara - que significa Criar, Yatzar - que significa Formar e Asyiah que signifca Fazer. De acordo com a Cabala, Bara implica na criação a partir do Nada - ex nehilo - algo a partir do nada; Yatzar denota a formação de algo a partir de uma base já pré-existente - algo a partir de algo; e Asah que possui uma conotação de compleição de uma ação.

Os Cabalistas ensinam que os seguintes estágios são paralelos aos três universos celestiais, que são chamados: Briah (Criação), Yetzirah (Formação), e Asiyah (Realização/Ação). Eles são aludidos no verso: 'tudo que for chamado em Meu nome, por Minha Glória (Atziluth), Eu criei (em Briah), eu formei (em Yetzirah) e Eu fiz (em Asyiah)' - Isaías 43:7.

O universo mais alto é Atziluth, o domínio do Sephiroth puro. Abaixo está Briah, o domínio do Trono, pois Briah é  "algo a partir do do nada" (Criação). Atziluth algumas vêzes é denominado como "Nada ou Inexistência" (Ayin), assim o Sephiroth em Ayin é chamado de o Sehpirtoh do Nada. Abaixo de Briah está o universo de Yetzirah (Formação) que é o mundo dos anjos. Finalmente temos o universo de Asyiah (Realização/Ação) que consiste do mundo físico e sua sombra espiritual.

Aqui o Sepher Yestzirah aborda a ligação entre o universo ou mundo superior Olam Atziluth e o inferior Malkhut. O método expresso no Sepher Yetzirah envolve a manipulação de forças no universo de Asyiah, e esta é a razão do nome do livro - Livro da Formação, o texto refere-se a Deus como Yotzer - o Formador, indicando a sua manifestação no mundo de Yetzirah.

A aprtir do verso "ele fundou (yasad) a terra em sua base (makhon)" depreendemos que makhon refere-se ao nível espiritual que está próximo ao mundo físico, específicamente, o nível mais baixo de Yetzirah, Makhon está no nível correspondente a Yesod (Fundação), que tem a conotação de conectar ou ligar. Assim ele liga Yetzirah a Asyiah Através da elevação de objetos no mundo físico, pode-se atuar sobre as forças de Yetzirah, o mundo dos anjos. É por esta razão que o Sepher Yetzirah usa o termo makhon (base)  ao invés de kisey (trono) como lugar on Deus senta. O termo trono indicaria o universo de Briah, que é o mundo do Trono.

1:5

O Sephiroth do Nada: Sua essência é dez, os quais não tem fim:

Uma profundidade de comêço
Uma profundidade de fim
Uma profundidade de bem
Uma profundidade de mal
Uma profundidade de cima
Uma profundidade de baixo
Uma profundidade do leste
Uma profundidade do oeste
Uma profundidade do sul
O Mestre singular Deus Rei fiel, determina sobre todos eles, desde a sua sagrada morada, até a eternidade das eternidades -
Kaplan

(A década saída do nada tem as dez seguintes infinidades:

 1 - O COMEÇO infinito
2 - O FIM infinito
3 - O BEM infinito
4 - O MAL infinito
5 - O ALTO infinito
6 - A PROFUNDEZA infinita
7 - O LESTE infinito
8 - O OESTE infinito
9 - O NORTE infinito
10- O SUL infinito

e o único Senhor Deus, o Rei fiel, reina sobre tudo da Sua Santa morada para todo o sempre.) - Kalish

Comentários:

Como comparar a década saída do nada aqui descrita com a Árvore da Vida ?

Aqui temos:

O ciclo infinito com os conceitos de Começo e Fim. (1 e 2) que correpondem as duas Sephiras Kether e Malkhut.

A metafísica global expressa pelo binário BEM MAL (3 e 4) que correspondem a Hokmah (que encabeça o pilar da Misericórdia) e Binah (que encabeça o pilar da Severidade).

A seis emanações seguintes correspondem as outras Sephiras, ou os seis dias da criação e também ao espaço tridimensinal orientado. Na vedade temos as três dimensões da física atual:

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1:6

Dez Sephiroth do Nada, Sua visão é como o "aparecimento do relâmpago", Seu limite não tem fim, e Seu Mundo neles está "correndo/fugindo e retornando", Eles correm para Ele dizendo como um redemoinho, e perante o Seu trono, eles se prostram. - Kaplan

(O aparecimento das dez esferas saídas do nada é como o clarão de um raio, sem um fim. Sua palavra está nelas, quando elas vão e voltam; elas correm por Sua ordem como um redemoinho e humilham-se diante do seu Trono.) - Kalish

Comentários:


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