Ciências Afins

 

 

Index Home Page

C a b a l a ( tradição )


Sepher haZohar  cia72i2.bmp (21942 bytes)


4 - Sistemas de Luz e Trevas

Como é possível que a Carruagem da Sujeira e as "Cascas" - Klipoth, foram formadas da Santidade do Todo-Poderoso, vendo que elas estão muito distantes de Sua Santidade ?

E porque Êle as sustenta e as preserva ?

Para entender a quarta questão, devemos iniciar por entender a totalidade da existência da Impureza ou Sujeira e das Cascas.

Inicialmente, devemos entender que o "desejo de receber", criado por Deus, não permanece em sua forma original no ambito das Almas. Pois caso assim fosse, as Almas estariam condenadas a permanecer etenamente separadas do Todo Poderoso, pois a "diferença de forma" que as Almas possuem a manteriam separadas de Deus.

Para corrigir esta questão de separação, que é um aspecto integral dos veículos das Almas, foi que o Todo Poderoso criou todos os mundos.

Ele então os dividiu em dois sistemas, de acordo com o mistério "um paralelo ao outro, Deus os criou" (Talmud Hagigah - 15a). Em uma mão, os quatro mundos da Emanação, Criação, Formação e Ação da Santidade, e paralelos a eles, quatro mundos da Emanação, Criação, Formação e Ação da Impureza.

Ele implantou o "desejo de passar" ou "desejo de dar", nos quatro mundos da Ação da Santidade e retirou destes o "desejo de receber". Ele colocou o "desejo de receber" nos quatro mundos da Ação da Impureza.

É por essa razão que as "Cascas" são chamadas de "mortas" - "As oferendas dos mortos" (Psalms 106:28).

Assim o Todo Poderoso criou fora dele, pela diferença de forma, dois polos opostos: o caminho da Impureza, regido pelo "desejo de receber", e o caminho da Santidade, regido pelo "desejo de dar".

Então após a criação destes dois sistemas, os mundos evoluiram até a existência deste mundo material, onde deve ser encontrado um "corpo físico" assim como a Alma (Neshamah), assim também como tempo para arruinar, para corrigir e reparar (Tikun). O corpo físico é o "desejo de receber" que se extende a partir da raíz do Pensamento da Criação, e passa através do sistema dos mundos da Impureza, como está escrito "O Homem nasce como um burro selvagem" (Job 11:12). Ele permanece nas garras deste mundo até que tenha treze anos. Este período é o seu tempo de ruína.

Através da ocupação de sí mesmo com o Mitzvot (*) (Os mandamentos de Deus), a partir do tempo em que completa 13 anos, o que ele faz para dar prazer a Deus, ele inicia a purificação do "desejo de receber", que está implantado nele mesmo, e gradualmente transforma este em doações para os outros.

(*) MItzvot - São os sistemas condicionadores que permitem ao homem preparar o seu próprio veículo ou "conjunto receptor" com o máximo da capacidade para "afiná-lo" ou "sintonizá-lo" para a Luz que é constantemente transmitida pela raíz fonte, o Criador. Orações e outras práticas; são os cabos através dos quais o homem pode se "sintonizar" com a meditação adequada. Estes cabos (orações e práticas) sem o entendimento adequado e Kavanot (Meditação) são semelhantes a cabos elétricos sem corrente.

É assim, que a Alma sagrada, que possui suas raízes no Pensamento da Criação, progride. Então ela passa pelo sistema dos mundos da Ação Sagrada, onde se veste do corpo físico. Este é o tempo da "correção" (Tikun). Ele então prossegue para adquirir e alcançar os níveis mais altos do sistema da Ação Sagrada do Pensamento da Criação que é Abençoado e "Sem Fim".

Isto ajuda ao homem a transformar o "desejo de receber" para ele próprio, que ele tem dentro dele, em "receber para dar" prazer ao seu Criador, e não para o seu próprio benefício pessoal. É nesse caminho que o homem adquire um "similaridade de forma" com seu Criador, porque "receber para poder dar" é considerado "dar" puramente.

Agora você pode entender toda a questão da "correção" (Tikun) do "desejo de receber" que foi implantado nas Almas pelo Pensamento da Criação. O Criador preparou para eles dois sistemas paralelos, através dos quais as Almas passam e se dividem em dois aspectos, o "corpo físico" e a Alma (Nefesh), que estão enrolados um sobre o outro.

É através da Torah e do Mitzvot que eles finalmente transformam o "desejo de receber" em algo próximo ao "desejo de dar". Quando isto acontece, eles podem receber todo o bem que está no Pensamento da Criação. Eles então alcançarão uma ligação muito forte com o Todo Poderoso, ou uma "similaridade de forma".

Este é o estado final da "correção" (Tikun).

Então, desde que não existe mais nenhuma necessidade do Lado Impuro (Forças do Mal), estes serão consumidos da terra e "a morte será tragada da eternidade".

Finalmente como um dos mistérios, o Zohar mostra que todo este processo de criação foi realizado de uma só vez, visto que para o Criador toda a dimensão de tempo, passado, presente e futuro, e suas restrições, não tem a menor relevância (Zohar Mishpatim 51 e Zohar Hadash 3).


top Index