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C a b a l a ( tradição )


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b7 - Imagens no Zohar

A seguinte passagem do Zohar. em seu estilo puro e lúcido (Bo, pag 42, lado 2, no topo da página): "E se uma pessoa perguntar - Não está escrito "Você não viu nenhum modo de imagem ?" - que significa se uma pessoa perguntar - Não está escrito na Torah que "Você não viu nenhum modo de imagem ?", como pode então atribuir Nomes e o Sephiroth ao Todo-Poderoso ?

"A ele deve-se então reponder - Eu, com certeza, contemplo uma imagem, pois não está escrito - "E a imagem do Senhor será contemplada por ele (Moisés)" (Num. 12:8) ? etc."

A explicação desta passagem é que a resposta será que esta imagem que eu ví é como aquela que é mencionada no verso "E a imagem do Senhor será contemplada por ele (Moisés)". Esta imagem é então a Sephirah Malkhut (reino) na qual todos os mundos e as Almas (Neshamot) possuem suas raízes.

De acordo com o segredo (Sod), é a raíz de todos os veículos daqueles que recebem dele e necesáriamente obtêm veículos dela. Isto fica então refratado para eles como uma imagem, sobre a qual está escrito - "E a imagem do Senhor será contemplada por ele".

"E mesmo que a imagem fosse à semelhança do Sagrado, abençoado seja Ele, mas não no seu lugar, pois isto não pode ser penetrado, mas no aspecto de um Rei quando mostra o Seu poder de reinar sobre a totalidade de Sua criação, aparecendo para cada uma de Suas criaturas de acordo com a capacidade de ver, imaginar ou formar a Sua imagem, e isto é o que é referido no verso (Hosea, 12:2) - "E através dos profetas Eu sou representado em imagens".

"E portanto Ele diz: - Embora Eu apareça para vocês do seu próprio modo, a quem vocês Me compararão e que eu deverei ser igual a ele ? - E por esta razão o Sagrado, abençoado seja Ele, diz a eles - Embora eu apareça para vocês em suas próprias formas, o que é dizer em sua própria visão e em sua imaginação, mesmo assim, a quem vocês Me compararão e que eu deverei ser igual a ele ?"

"Porque antes do Sagrado, abençoado seja Ele, criar qualquer semelhança ou formar qualquer forma Ele era Um, sem forma ou imagem".

O significado desta passagem é direto: "Portanto é proibido a qualquer um que apreender Ele como Ele era antes da criação, quando Ele está fora de qualquer forma, a pintá-Lo sob qualquer forma ou descrição, nem mesmo pela letra Hei nem pela letra Iod, nem ainda pela totalidade de Seu Sagrado Nome, nem por qualquer letra ou sinal".

Este é o significado do verso - "Você não viu nenhum modo de imagem". E quem quer que seja que possa compreendê-Lo antes do nível da criação - que é a Sephirah Binah (inteligência) - quando ele está fora de qualquer semelhança, é proibido a esta pessoa pintá-Lo por qualquer forma ou semelhança do mundo, nem pela letra Hei, nem pela letra Iod, e é mesmo proibido de chamá-Lo pelo Nome do Santo Iod-Hei-Vav-Hei ou por qualquer letra ou sinal. Este é o significado do verso "Porque você não viu nenhuma similitude", o que é dizer que este verso se refere àqueles que possuem o mérito de conhecê-Lo acima do nível da criação, que é o nível da Sephirah Binah (inteligência). Porque no nível dos dois Sephiroth Keter (coroa) e Hokhmah (sabedoria) não pode se encontrar qualquer aspecto de forma ou imagem, o que é dizer, de veículos ou de vizinhanças, pois os veículos iniciam-se a partir da Sephirah Binah (inteligência) para baixo. Portanto todas as alusões nas letras ou nos sinais ou nos Nomes Sagrados somente começam a partir da Sephirah Binah (inteligência) para baixo; mesmo que eles não ocorram no lugar do Sephiroth, eles mesmos, mas apenas naqueles que estão recebendo, como no caso da Sephirah Malkhuth (reino).

À primeira vista parece haver uma contradição aqui nas palavras do Zohar, pois foi inicialmente dito que apenas a partir da Sephirah Malkhut (Reino) as formas seriam extendidas àqueles que as recebem, pois está dito "Mas Ele apareceu no aspecto de um Rei reinando sobre Sua criação..." que é o segredo (Sod) do verso "E através dos profetas Eu sou representado por imagens". Mesmo aqui está dito que é da Criação para baixo, o que é dizer a partir da Sephirah Binah (Inteligência) para baixo, que as formas se extendem àqueles que as recebem. Entretanto a explicação disto é que, na realidade, formas e semelhanças são apenas extendidas a partir do quarto aspecto que é a Sephirah Malkhut (Reino), e é a partir da Sephirah Malkhut (Reino) que os veículos se extendem aos lugares daqueles que os recebem, e nada mais se extende a partir das nove Sephiroth de Keter (Coroa), Hokhmah (Sabedoria), Binah (inteligência) e Tiferet (Beleza). Entretanto, conforme explicado na obra "The Introduction to the Wisdom of the Kabbalah" - Dr. Philip S. Berg, no mundo da "correção" (Tikun) o atributo de Rahamim (Compaixão) foi tornado parceiro na criação com o atributo Din (Julgamento), o que significa que que Ele levantou a Sephirah Malkhut (Reino), que é distinguida como o atributo de Din (Julgamento) e Ele o trouxe para dentro da Sephirah Binah (Inteligência) que é ditinguida como o atributo Rahamim (Compaixão). Portanto, a partir deste tempo os veículos de Malkhut (Reino) foram enraizados na Sephirah Binah (Inteligência), como, de fato, o Zohar diz aqui. Assim o Zohar começa falando da raiz real das imagens, que são os veículos, e diz que eles estão na Sephirah Malkhut (Reino), então, depois diz que eles estão na Criação, o que é na Sephirah Binah (Inteligência), o que ocorreu pela força da parceria que aconteceu entre os dois atributos para a "Correção" (Tikun) do mundo.

De modo similar, nossas lendas, de memória sagrada, dizem "No princípio o Ser Sagrado, abençoado seja Ele, criou o mundo com o atributo de Din (Julgamento), quando Ele viu que o mundo não conseguiria sobreviver Ele trouxe a parceria com o atributo de Rahamim (Compaixão).

Você deve saber, também que se dá muitos nomes para as dez Sephiroth de Keter (Coroa), Hokhmah (Sabedoria), Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) (*) e Malkhut (Reino) no Zohar, de acordo com as suas diferentes funções.

(*) Tiferet inclui seis Sephiroth.

Assim quando a elas são dados os nomes Keter (Coroa), Atzilut (Emanação), Beriah (Criação), Yetzirah (Formação) e Asiyah (Ação ou Realização ou ainda Construção) será a sua função distinguir entre os veículos internos que são denominados Keter (Coroa) e Atzilut (Emanação) que são as Sephiroth Keter (Coroa) e Hokhmah (Sabedoria) e entre os veículos mais externos que são denominados Beriah (Criação), Yetzirah (Formação) e Asiyah (Ação ou Realização), que são as Sephiroth Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino); esta distinção advém da associação do atributo de Din (Julgamento) com o atributo de Rahamim (Compaixão). E porque o Zohar deseja aludir a associação entre a Sephirah Malkhut (Reino) com a Sephirah Binah (Inteligência) ele chama a Sephirah Binah (Inteligência) pelo nome de Beriah (Criação). Pois antes que a associação destes dois atributos tivesse lugar, não havia nada que pudesse ser encontrado, nenhuma forma de similitude na Sephirah de Binah (Inteligência), mesmo em respeito àqueles que recebem, pois este deviam ser encontrados somente na Sephirah Malkhut (Reino).

O Zohar continua a passagem que estamos analizando como a seguir: "Mas quando Ele criou esta forma da carruagem do Homem celeste Ele desceu e era chamado YHWH (*), de modo que eles pudessem conhecê-Lo por Seus atributos e que Ele pudesse ser percebido por cada atributo separadamente."

(*) - YHWH significa Iod-He-Vau-He como em hebraico arcaico ou Iud-Hey-Vav-Hey como em hebraico moderno), e significa um dos nomes de Deus.

A explicação desta passagem é que depois que Ele fêz a forma da carruagem do Homem celeste, Ele desceu e vestiu-se lá e Ele foi chamado pela forma das quatro letras YHWH, o que é dizer pelas Dez Sephiroth Keter (Coroa), Hokhmah (Sabedoria), Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino), pois o ponto superior do Yod é Keter (Coroa), o Yod é Hokhmah (Sabedoria), o Hei é Binah (Inteligência), o Vav é Tiferet (Beleza) e o Hei final é Malkhut (Reino). Este processo tem lugar, de modo que o Todo-Poderoso pode ser compreendido através de Seus atributos, o que é dizer através das dez Sephiroth, a através de cada um de Seus atributos.

O Zohar afirma aqui que é partir da criação, seja dizer a partir da Sephirah Binah (Inteligência) - depois desta ter se juntado em parceria com o atributo de Din (Julgamento) com a Sephirah Malkhut (Reino) - que a similitude ou aparência e a forma se extendem àqueles que recebem, nominalmente as Almas (Neshamah), mas estas formas não se extendem, no próprio lugar da criação mas apenas nos lugares daqueles que as recebem, como foi previamente explicado.

O Zohar então prossegue dizendo que o Ser Sagrado, abençoado seja Ele, então fêz a forma da carruagem do Homem celeste e Ele desceu e vestiu-Se na forma deste homem, o que significa dizer: a forma do corpo do homem, que é feita de 613 veículos, extendendo-se a partir dos veículos da Alma (Neshamah), pois a Alma (Neshamah) possui 613 veículos, consistindo de 248 limbos espirituais e 365 poderes espirituais que podem ser dividos em cinco secções de acordo com as quatro letras YHVH e o ponto superior do Yod: - sua cabeça é o aspecto de Kether (Coroa), da boca ao peito é Hokhmah (Sabedoria), e do peito ao umbigo é Binah (Inteligência), e do umbigo até o final dos dois pés é Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino). De modo análogo, toda a Torah é distinguida no segredo (Sod) do Partzuf (Semblante) do homem que é o segredo (Sod) dos 248 Mitzvot positivos que correspondem aos 248 limbos e de 365 Mitzvot negativos que corrspondem aos 365 poderes. Existem cinco secções nele, que são o segredo (Sod) dos cinco Livros da Torah, e é isto que é denominado "a Forma da carruagem do Homem celeste" que é o Homem da criação, que é a Sephirah Binah (Inteligência), pois é a partir desta Sephirahque estes veículos começam a se extender para o lugar das Almas (Neshamot). Este homem é denominado Homem Celeste porque existem tres aspectos do homem que são encontrados no Sephiroth, "Homem da Criação", "Homem da Formação" e "Homem de Ação ou Realização", entretanto, no Sephiroth Keter (Coroa) e Hokhmah (Sabedoria) não existe nenhuma semelhança que pudesse ser designada por qualquer letra ou símbolo, ou pelas quatro letras de YHVH.

Como o Zohar fala aqui do Mundo da Criação, é adequado utilizar o termo "Homem Celeste".

Você deve constantemente lembrar-se das palavras do Zohar que estas semelhanças ou similitudes não ocorrem nos lugares do Sephiroth Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino), mas apenas no lugar daqueles que as recebem. Entretanto, como este Sephiroth concedem os veículos e as "Vestimentas" (Levushim) de modo que eles possam conhecê-Lo por Seus atributos - pois que as Almas (Neshamot) possam compreendê-Lo através da luz que se extende à elas em um atributo e em uma forma restrita através dos seus 613 limbos - nós, portanto, damos a estes concedentes o nome de Homem. Entretanto, eles são meramente o aspecto da côr branca, anteriormente explicada.

Seguramente as quatro letras YHVH e o ponto acima do Yod constituem cinco veículos, e foi explicado previamente, pois os veículos são sempre denominados como letras e eles são o segredo (Sod) dos cinco Sephiroth Keter (Coroa), Hokhmah (Sabedoria), Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino).

Assim deve estar também claro que existem também veículos no Sephiroth Keter (Coroa), Hokhmah (Sabedoria) aos quais o ponto acima do Yod e o próprio Yod do YHVH aludem. Isto faz parecer que o Sephiroth Keter (Coroa) e Hokhmah (Sabedoria) são considerados veículos.

Entretanto, a explicação desta questão é que o Zohar fala de similitudes e de atributos, os quais são os veículos, projetando-se a partir da Criação para baixo, o que é dizer a partir dos tres Sephiroth Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino) sozinhos e não no Sephiroth Keter (Coroa) e Hokhmah (Sabedoria); pois tal é o aspecto da essência do Sephiroth. Além disso, é bem sabido que todo o Sephiroth é composto por cada um e cada um contem todos os outros, assim os dez Sephiroth Keter (Coroa), Hokhmah (Sabedoria), Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino) devem ser encontrados na Sephirah Keter (Coroa) e similarmente o Sephiroth Keter (Coroa), Hokhmah (Sabedoria), Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino) deve ser encontrado na Sephirah Hokhmah (Sabedoria), e o mesmo se aplica a cada Sephirah Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino). Portanto, de acordo com isso, em cada dos cinco Sephiroth Keter (Coroa), Hokhmah (Sabedoria), Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino) devem ser encontrados os tres Sephiroth Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino) dos quais os veículos derivam.

Através disso, você deve entender que o ponto acima do Yod, que é o segredo (Sod) dos veículos da Sephirah Keter (Coroa), indica as tres Sephiroth Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino) que estão contidas na Sephirah Keter (Coroa). E o Yod de YHVH, que é o veículo da Sephirah Hokhmah (Sabedoria) indica o Sephiroth Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino) que está contido em Hokhmah (Sabedoria).

Isto ocorre de tal modo que os aspectos da Sephirah Keter (Coroa) e Hokhmah (Sabedoria) que estão contidas mesmo na Sephirah Binah (Inteligência), em ambos os aspectos de Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino), não possuem qualquer aspecto de veículos, onde os aspectos de Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino) que estão contidos na Sephirah Keter (Coroa) e Hokhmah (Sabedoria) possuem veículos conectados a eles.

Assim, a partir deste aspecto seria verdadeiro dizer que existem cinco aspectos do Homem, para Binah (Inteligência), Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino) que estão em cada um das cinco influências do Sephiroth, através do segredo (Sod) da carruagem do Homem. Portanto, existe um Homem a partir do aspecto da Sephirah Keter (Coroa), e ele é chamado Homem Primordial (Adam Kadmon). E existe um Homem a partir do aspecto da Sephirah Hokhmah (Sabedoria) e ele é chamado Homem da Emanação. E existem também um Homem a partir do aspecto da Sephirah Binah (Inteligência), e ele é chamado Homem da Criação. E existem ainda Homens a partir dos aspectos do Sephiroth Tiferet (Beleza) e Malkhut (Reino), e eles são chamados, respectivamente, de Homem da Formação e Homem da Realização ou Ação.

E o Zohar continua: "E Ele chamou a Sí Mesmo 'El, Elohim, Shaddai, Tzevaot e Ehyeh' de modo que pudessem conhecê-Lo através de cada um dos Seus atributos, e de modo que pudesse ser feito manifesto como o mundo é sustentado pela misericórdia (Hesed) e julgamento (Gevurah), de acordo com os trabalhos do homem."

- E Ele chamou a Sí Mesmo pelos Nomes 'El, Elohim, Shaddai, Tzevaot e Ehyeh de modo que pudessem conhecê-Lo através de cada um dos Seus atributos. Pois os dez Nomes inapagáveis na Torah são o segredo (Sod) dos dez Sephiroth. Como está escrito no Zohar (Vayikra, 168): "A Sephirah Keter (Coroa) é chamada de EHYE, e a Sephirah Hokhmah (Sabedoria) é chamada Yah. A Sephirah Binah (Inteligência) é chamada YHVH com as vogais de Elohim, a Sephirah Hesed (Misericórdia) é chamada El, a Sephirah Gevurah (Julgamento) é chamada Elohim, a Sephirah Tiferet (Beleza) é chamada YHVH, as duas Sephiroth Netzah (Paciencia Eterna) e Hod (Majestade) são chamadas Tzevaot, a Sephirah Yesod (Fundação do Mundo) é chamada El Hay e a Sephirah Malkhut (Reino) é chamada Adonai.

"Pois se Sua luz não fosse espalhada sobre toda a criação, como eles poderiam percebê-Lo ? E como seria realizado o verso 'Toda a terra está cheia de Sua glória' (Isaiah 6:3)" - Isto significa que se a Sua luz não foi espalhada sobre todas as criaturas através do meio como Ele foi vestido, como foi no caso do sagrado Sephiroth, como então Suas criaturas vieram a conhecê-lo e como o verso 'Toda a terra está cheia de Sua glória' foi realizado ?

O Zohar aqui tenta explicar que o propósito divino era mostrar às Almas (Neshamot) que é através Dele que estas mudanças que tomam lugar no Sephiroth, de modo a dar às Almas (Neshamot) espaço para compreensão adequada Dele, e assim realizar o verso 'Toda a terra está cheia de Sua glória'.

"Maldito seja o homem que possa presumir comparar o Senhor com qualquer atributo, mesmo que seja com um dos Seus atributos, muito menos com qualquer forma humana 'cuja fundação reside no pó' (Job 4:19), e que é efêmero e sem importancia."

De fato, é propósito divino que as Almas (Neshamot) que recebem, possam ver estas mudanças, que na realizadade tomam lugar nelas próprias, como tomando parte no Doador, mesmo assim, apesar disso, deve estar claro para as Almas (Neshamot) que nenhuma mudança de atributo toma lugar no Todo Poderoso Ele próprio, mas o propósito divino é meramente que possa parecer à elas que isto acontece, de acordo com o segredo (Sod) de "E através dos profetas Eu sou representado por imagens" (Hosea, 12:11).


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