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C a b a l a ( tradição )


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15 - O Declínio da Espiritualidade e a Revelação do Zohar

Maimonides, de memória sagrada, uma vêz deu um exemplo que se aplica até hoje: Se uma linha de mil pessoas cegas caminha pela estrada, mas é guiada por apenas uma pessoa com visão, todos podem estar certos de que seguirão o caminho correto. Mas se por outro lado, o primeiro da fila também não enxergar, todos provavelmente se perderão junto com o seu guia...

Isto nos ajuda a entender a pergunta: Porque a Cabala (representada pelo Zohar) não foi revelada às gerações passadas, que, sem dúvida, estavam em planos mais altos que as últimas gerações, e portanto mais aptas a recebê-la ? Porque um comentário do Zohar não foi revelado a nenhum dos Cabalistas antes de Isaac Luria, o Ari, de memória abençoada ?

A estas perguntas cabe colocar uma outra: É a nossa geração (do autor Rabi Yehuda Ashlag) apropriada ?

A resposta deve ser que nosso mundo, durante os 6.000 anos de sua duração, é como um semblante (Parzuf), o qual é dividido em três partes: uma cabeça composta por Hokhmah (Sabedoria), Binah (Inteligência) e Da'at (Conhecimento); um meio composto por Hesed (Misericórdia), Gevurah (Julgamento) e Tiferet (Beleza); e um fim, composto por Netzah (Paciência Perpétua), Hod (Majestade) e Yesod (Fundação).

Em relação a isso, os Rabis, de memória abençoada disseram: "Nos primeiros dois mil anos era o caos, os próximos dois mil anos foram a Torah, e o período dos ultimos dois mil anos é a Era Messianica" (Sanhendrin, 97a). Pois nos dois mil primeiros anos, que são o aspecto da cabeça e de Hokhmah, Binah e Da'at, as Luzes eram muito poucas e eram consideradas o aspecto da cabeça sem o corpo, a qual contem apenas as Luzes do Espírito Primitivo (Nefesh).

Como os veículos são o oposto da Luz, entende-se porque os mais altos veículos Hockmah, Bihnah e Da'at vieram primeiro, e foram vestidos pela mais baixa das Luzes, as do Espírito Primitivo (Nefesh).

Durante o segundo período de dois mil anos do mundo, cujos aspectos eram Hesed, Gevurah, e Tiferet dos veículos, a luz do Espírito (Ruah) desceu e vestiu-se no mundo. Este é o segredo (Sod) da Torah.

Os últimos dois mil anos do mundo são Netzah, Hod, Yesod e Malkhut dos veículos, e portanto neste tempo, a maior das Luzes, a Luz da Alma (Neshamah) torna-se vestida no mundo.

De maneira semelhante, no caso de cada semblante individual (Parzuf) que está nos veículos de Hokhmah, Binah, Da'at, Hesed, Gevurah e Tiferet, extendendo-se ao seu peito, as Luzes mantem-se cobertas e somente começam a irradiar seus favores manifestos - os quais significam a manifestação sa sabedoria sublime - somente do peito para baixo; o que é o mesmo que dizer em sua Netzah, Hod, Yesod e Malkhut que estão no semblante (Parzuf) do mundo começam a se manifestar, o que é o mesmo que dizer nos dois mil anos finais, a sabedoria do Zohar e a sabedoria da Cabala em particular estavam escondidas do mundo. Entretanto, durante o período do Ari, de memória abençoada, quando o tempo para a compleição dos veículos do peito para baixo estava se aproximando, a iluminação da sabedoria sublime fêz-se manifestar através da alma sagrada do Rabi Isaac Luria de memória abençoada, que estava preparado para receber esta grande Luz.

Então ele revelou os pontos principais do Zohar e também a sabedoria da Cabala, ao nível de ofuscar todos aqueles que o precederam.

Entretanto, como os veículos não estavam totalmente completos, o Ari de memória abençoada morreu em 5332, o mundo ainda não estava pronto para que todas as suas palavras fossem reveladas. Assim estas palavras foram apenas conhecidas por pucos ilustres que não tinham permissão para revelá-las ao mundo.

Mas desde nossa geração, estamos agora nos aproximando do final dos ultimos dois mil anos, e permissão foi dada para revelar suas palavras e também as palavras do Zohar, ao mundo.

Assim as palavras do Zohar, serão gradativamente reveladas, em sua totalidade, de acordo com o propósito do Todo-Poderoso.


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